O Negócios em Pauta reúne em um só lugar diversos artigos sobre empreendedorismo e negócios para você investir.

Full width home advertisement

Marketing Digital

Post Page Advertisement [Top]

Checklist Para Escolher Uma Franquia

Checklist para escolher uma franquia


O que acha de ter um checklist para escolher uma franquia? Seria uma boa ajuda na hora de avaliar todos os aspectos envolvidos, não acha?

Pois é este o objetivo deste artigo, mostrar a você quais são os passos para fazer uma escolha acertada, baseado em pontos fundamentais para selecionar uma franquia de sucesso.

Sabemos que o processo de escolher uma franquia é longo e envolve uma série de avaliações, como o modelo de negócio, o investimento necessário, as formas de atuação e muitos outros.

A coleta de informações sobre a franquia em que você pretende investir não é tão simples assim. Uma análise criteriosa destes dados deve ser feita, pois afinal de contas, é o seu dinheiro que está em jogo e o futuro do seu próprio negócio.

Neste artigo, vamos ajudar você a percorrer todo este processo de decisão para que na hora de comprar uma franquia, você saiba como escolher a rede certa para o seu perfil empreendedor.

O checklist para escolher uma franquia de sucesso


Abaixo vamos listar e comentar quais são os principais pontos a serem levados em consideração na hora de você escolher uma franquia para investir.

1 – Pesquise o perfil das franquias


Para escolher uma franquia de sucesso é necessário pesquisar muito e se planejar. Analisar bem o negócio e sua viabilidade são pontos considerados fundamentais para que você selecione qual a rede de franquia mais se adapta ao seu perfil empreendedor.

Ao se pesquisar o perfil de cada uma das franquias consideradas, o empreendedor saberá qual é o investimento necessário, se é preciso ou não ter alguma habilidade, qual será o tempo de dedicação ao negócio que será necessário, a rotina do negócio, localização ideal e outras informações importantes.

2 – Planejamento do investimento


O capital necessário para o investimento inicial de uma franquia deve levar em conta não só as taxas cobradas pela franquia, como também o capital de giro para se manter nos primeiros meses, enquanto o negócio não tiver atingido ainda seu ponto de equilíbrio.

Uma boa opção é escolher uma franquia barata e de prazo de retorno do investimento pequeno. Neste caso a maturação do negócio acontece bem mais cedo e consequentemente, o capital inicial requerido será bem menor.

O cálculo da capacidade de investimento do empreendedor deverá incluir três pontos básicos a serem analisados:
  • Valor Inicial do Investimento – As taxas de franquia, o valor para obras e instalações e todas as despesas iniciais de instalação;
  • Prazo de Retorno do Investimento – Tempo necessário para que a franquia atinja o seu ponto de equilíbrio financeiro e operacional.
  • Capital de Giro – valor necessário para que o empreendedor mantenha o negócio em seus primeiros meses, como mencionado anteriormente.


3 – Análise da lucratividade


Além do planejamento em termos de investimento necessário para abertura e primeiros passos da franquia, a lucratividade do negócio é outro fator que é fundamental em nosso checklist para escolher uma franquia.

É necessário que o empreendedor entenda de forma clara a lucratividade, rentabilidade e o prazo de retorno do investimento. O franqueador deve apresentar todos estes dados, de forma detalhada, para que o empreendedor possa analisar de forma correta o investimento.

A franquia ideal é aquele que reúne o menor capital para investimento inicial, menor prazo de retorno do investimento e a maior taxa de lucratividade. Por isso este checklist para escolher uma franquia leva em consideração todos estes fatores.

4 – Suporte de especialistas no assunto


Outro ponto de destaque em nosso checklist para escolher uma franquia é buscar o apoio de especialistas, como advogados e contadores que irão ajudar o empreendedor a entender os termos e contratos do negócio.

Com suporte oferecido por este profissionais, o empreendedor poderá entender de forma mais clara, por exemplo, a minuta do contrato de franquia e a Circular de Oferta de Franquia – COF, que são os principais documentos de uma franquia.

5 – Viabilidade do plano de negócio



Não basta apenas elaborar um plano de negócio para a franquia. É preciso também analisar a sua viabilidade. O franqueador deve oferecer garantias ao empreendedor, da viabilidade do plano de negócio da franquia.

O documento deve especificar os dados financeiros que comprovem a capacidade da rede franqueadora, das unidades, serviços e produtos, de atender todas as necessidades de gestão.

A Lei de Franquias determina que a franqueadora deve fornecer aos candidatos a franqueados, o balanço dos dois últimos exercícios, junto com a Circular de Oferta da Franquia - COF.

A COF contém informações fundamentais para a tomada de decisão do futuro franqueado, como dados comerciais, financeiros e jurídicos.

6 – Contato com os já franqueados


Conversar com os franqueados é uma etapa fundamental na escolha de uma franquia, pois eles poderão, mais do que ninguém, passas uma visão realista do negócio, e entender também qual é a verdadeira dinâmica do negócio.

Confira com eles com o é o treinamento oferecido pelo franqueador, o suporte que é dado ao negócio e os pontos que eles consideram mais positivos do dia a dia do negócio.

Aqui em nossa seção de artigos sobre franquias, você poderá encontrar diversas outras informações para refinar o seu checklist para escolher uma franquia, por isso, continue a pesquisar, para ter o máximo de informações possíveis para fundamentar esta decisão.

Com este checklist para escolher uma franquia, sua decisão poderá sem muito melhor fundamentada e você não correrá tantos riscos na hora de fazer o seu investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário

Bottom Ad [Post Page]