Os maiores erros de Marketing Digital e como evitá-los
Nosso assunto de hoje são os maiores erros de marketing digital que muitas vezes passam desapercebidos, mas que trazem resultados catastróficos para a divulgação de uma empresa no ambiente online.
O pior de tudo é que estes erros, muitas vezes são cometidos por empresas sem que elas próprias percebam, seja por desinformação ou por estarem recebendo uma assessoria inadequada na área do marketing online.
O marketing digital possui algumas nuances que se não forem respeitadas, podem comprometer seriamente o trabalho de divulgação de uma empresa. O problema é que nem todo mundo conhece estes detalhes.
Por isso, fizemos esta lista com os maiores erros de marketing digital, para que conhecendo-os você orientar melhor suas ações de divulgação na Internet e outros meios digitais.
1 – Falta de planejamento inicial
2 – Não fazer uma análise da concorrência
3 – Não ter uma Persona de Marketing definida
4 – Ignorar a Jornada do Consumidor
5 – Site sem estrutura para marketing digital
6 – Achar que precisa investir em todos os canais
7 – Não tratar o marketing de busca na origem
8 – Ignorar a importância do marketing de conteúdo
9 – Tratar as redes sociais como apêndice do site
10 – Não realizar um monitoramento de tráfego eficiente
Vejamos então cada um destes itens para que você possa, se for o caso, fazer correções nas suas estratégias de marketing digital e ter um maior sucesso na divulgação do seu negócio.
Os 10 maiores erros de Marketing Digital
1 – Falta de planejamento inicial
O marketing digital moderno é composto por uma série de ações e ferramentas que precisam estar em perfeita sintonia. Sem um bom planejamento inicial, não há como ter sucesso nesta área.
Por isso, o primeiro passo na caminhada para o sucesso na divulgação de uma empresa nos canais online é justamente a criação de um Plano de Marketing Digital.
2 – Não fazer uma análise da concorrência
Hoje em dia, temos ferramentas que nos permitem fazer uma auditoria profunda dos sites dos nossos concorrentes, o que nos dá uma ideia sobre que tipo de estratégias eles estão usando e a possibilidade de incorporar ou não estar estratégias ao nosso planejamento.
Melhor ainda, através desta análise, podemos também identificar os pontos fracos nas estratégias de marketing digital que os concorrentes estão adotando, e ataca-los em nossa estratégia, para criar um diferencial.
3 – Não ter uma Persona de Marketing definida
Uma estratégia de marketing digital precisa ter seu público muito bel delimitado, e isso se consegue através da criação de uma Persona de Marketing, ou seja, a personalização do público-alvo que a marca deseja atingir.
É a Persona que nos dará as informações, por exemplo, para selecionarmos filtros na hora de criarmos campanhas em canais como Google Ads e Facebook Ads, possibilitando a maximização do retorno do investimento nestas ações.
4 – Ignorar a Jornada do Consumidor
- Conhecimento – É a etapa em que o consumidor se dá conta que tem um problema e parte em busca de informações para resolvê-lo;
- Consideração – É quando o consumidor já conseguiu entender o problema e já possui algumas informações sobre os melhores caminhos para resolvê-lo;
- Decisão – É a etapa final onde o consumidor já identificou qual é a melhor solução para o seu problema e parte então para a decisão no sentido de resolver o seu problema.
5 – Site sem estrutura para marketing digital
Os anúncios em si, não vendem nada ou não são o suficiente para gerar contatos, ou leads, como chamamos em marketing digital. A Landing Page, ou seja, a página de destino destes anúncios é que é o ambiente de argumentação para concretizar as suas metas.
Por isso, na hora de criar um site, você precisa se certificar que o seu site possui toda a estrutura para receber o tráfego das suas ações de marketing e trabalhar estas visitas de forma a transformá-las em conversões, seja de geração de leads ou vendas online.
6 – Achar que precisa investir em todos os canais
Os canais a serem utilizados dependem do tipo de problema que a sua empresa resolve. Por exemplo, se você atende a uma necessidade, o caminho mais correto é concentrar seus esforços no marketing de busca.
Se a sua empresa atende a um desejo, como moda e acessórios, turismo, gastronomia e outros, a melhor opção é o marketing nas redes sociais. Os canais não são necessariamente excludentes, mas é preciso haver uma hierarquização de investimentos.
7 – Não tratar o marketing de busca na origem
A escolha certa de palavras-chave e seu posicionamento de acordo com a jornada do consumidor e metas de conversão estabelecidas para o site é importante não só para o marketing de busca com foco em otimização para ferramentas de busca, como também para links patrocinados.
Se você não tratar esta questão logo na etapa de estruturação do site, terá que rearruma-la mais tarde, o que irá requerer tempo e dinheiro para colocar cada coisa em seu devido lugar.
8 – Ignorar a importância do marketing de conteúdo
Por isso, falar sobre questões relativas à marca, seus produtos e serviços, em um blog associado ao seu site, levando informações sobre o que o seu público quer saber, é uma das estratégias mais utilizadas atualmente.
Produza conteúdo de qualidade, como artigos e vídeos, e exponha questões relativas à utilidade e uso de seus produtos, posicionando-se como uma referência sobre o assunto em sua área de atuação.
9 – Tratar as redes sociais como apêndice do site
Em função da importância das mídias sociais no marketing digital moderno, elas precisam estar altamente integradas ao site, como dissemos anteriormente quando falávamos sobre a necessidade de adequação do site às ferramentas de marketing digital.
Por isso, além de levar a identidade visual da marca para as páginas e perfis nas redes sociais, é preciso também integrá-las com o site, através de códigos de rastreamento de conversão e recursos para criação de públicos personalizados nestes canais.
10 – Não realizar um monitoramento de tráfego eficiente
Se uma coisa não pode ser mensurada, não pode ser gerenciada, e no marketing online não é diferente. Por isso, a instalação de um sistema de monitoramento de tráfego e conversões, como o Google Analytics, por exemplo, é fundamental.
Depois de instalado, é fácil acompanharmos os resultados de todos os canais em que a empresa atua, seus resultados e grau de eficiência de cada ação. Sem isso, é navegar em um mar revolto sem o auxílio de uma bússola.
Atualmente temos diversas estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas para a divulgação de um negócio, mas se você não tomar cuidado com estes erros de marketing digital que acabamos de enumerar, todo o trabalho pode ser jogado fora.
Agora que você já conhece os maiores erros de marketing digital, o que acha de fazer uma avaliação da sua estratégia para ver se você está cometendo algum destes pecados?
Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing
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